Dia do Colégio

2022-06-07

Dia do Colégio

Ontem, data em que se assinalou o aniversário do rei D. José I, nosso patrono, celebrámos, também, o vigésimo quinto aniversário do Colégio.

Com o cognome “O Reformador”, devido às muitas reformas que empreendeu durante o seu reinado, foi ele que elevou Aveiro de vila notável a cidade, em 1759, motivo pelo qual o Colégio adotou o seu nome quando foi fundado em 1997.

Ao longo destes 25 anos, muitos foram aqueles que fizeram “sua” esta casa.

E porque “o que somos e seremos” muito depende de “quem já fomos”, importa, neste momento, reconhecer o trabalho, empenho e dedicação de todos aqueles que aqui desempenharam funções.

Desde os diretores pedagógicos em exercício antes de nós, passando por todos os docentes que educaram e formaram os muitos alunos que frequentaram o Colégio, e não esquecendo os não docentes, também eles com um papel determinante para garantir o bom funcionamento de todos os serviços que prestamos.   

Uma palavra de reconhecimento, também, a todos os atuais colaboradores do Colégio, docentes e não docentes. Os acontecimentos dos últimos anos letivos alteraram, de forma determinante, o dia-a-dia da Escola. E esta equipa mostrou, uma vez mais, que é na união e na capacidade de adaptação que nos fortalecemos. Fomos capazes de dar resposta aos desafios que surgiram e ser merecedores da confiança das famílias, o que nos permitiu crescer, ano após ano, e continuar a fazer o Colégio “ir mais longe”.

Esta continua a ser a nossa missão: contribuir para a formação de cidadãos livres, empreendedores, capazes de transpor obstáculos e de criar soluções, explorando as suas potencialidades individuais e sem esquecer o respeito pelo Outro e pelo Mundo, de cariz cada vez mais global.

No trabalho diário que levamos a cabo, privilegiamos atitudes de cooperação e tolerância, promovendo um ambiente familiar e seguro, numa relação de proximidade entre a escola e a família, porque só neste trabalho partilhado podemos verdadeiramente apoiar os nossos alunos a "saber ser, saber estar, com verdade e com rigor".

Pretendemos afirmar-nos como uma escola de referência na região de Aveiro, com uma forte inclusão na comunidade em que nos inserimos, e continuar a estreitar laços de cooperação e de partilha com os diversos parceiros que nos acompanham.

A Escola não pode ser uma ilha, mas pode ser uma âncora.

Queremos continuar a marcar pela diferença, pela qualidade do ensino e do serviço prestado, respondendo aos interesses dos nossos alunos e às necessidades das suas famílias.

Queremos criar memórias felizes e continuar a ser “casa” para os nossos alunos, onde é bom regressar.

Hoje, é um orgulho para nós estar ao leme do Colégio D. José I por ocasião deste marco tão significativo.

Parabéns a todos os que, de uma forma ou de outra, contribuíram e continuam a contribuir para a edificação da nossa Escola.

Parabéns Colégio!

A Direção Pedagógica

Susana Pereira e Patrícia Simões

Santa Joana, 7 de junho de 2022

VOLTAR

Ementa

Kiosk

SIGE

Acreditação

República Portuguesa
Ministério da Educação
Portugal 2020
ANQEP
Centro2020
POCH
POISE
Eco-Escolas

Contactos

Rua Luís de Camões
3810-284 Santa Joana, Aveiro

234 310 351

962 807 520

geral.dpmascara@coldjose1.pt

servicos.administrativosmascara@coldjose1.pt